Sobre o Programa Ciência no Mar

 

Ciência no Mar é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) de gestão da ciência brasileira em águas oceânicas com duração prevista até 2030. Atualmente, reúne seis linhas temáticas: gestão de riscos e desastres; mar profundo; zona costeira e plataforma continental; circulação oceânica, interação oceano-atmosfera e variabilidade climática; tecnologia e infraestrutura para pesquisas oceanográficas e biodiversidade marinha.

O Programa é instituído Pela Portaria MCTI n. 4.719 de 5 de maio de 2021 e possui um Comitê de Assessoramento, composto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Financiadora e Estudos e Projetos – FINEP; Convidados Cientistas e representantes de outros órgãos ou entidades da sociedade e do governo.

Dentre as ações do programa, está o desenvolvimento desse portal, que reúne informações sobre pesquisas em desenvolvimento e seus resultados e outros tipos de documentação oficial. A proposta é oferecer uma fonte de informações segura sobre a pesquisa marinha no país.

Outras ações do Programa contemplam fomento à pesquisa sobre o mar por meio de Chamadas Públicas; contínua interação com Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), Projetos Ecológicos de Longa Duração (PELD) e demais especialistas no tema, e a qualificação de uma Organização Social (OS) para apoio e coordenação das Ciências do Mar no Brasil. Em paralelo, ações estão em implementação para tratar da questão do Brasil na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado ao mar.

De modo alinhado ao Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para os Oceanos, o programa busca produzir e aplicar o conhecimento científico e tecnológico para atingir benefícios sociais, econômicos e ambientais. Também se compromete com o avanço da pesquisa oceânica, nos cerca de 4,5 milhões de km² que compõem a costa brasileira.

Dentre ao benefícios esperados pelo Programa, têm-se: (a) aumento da resiliência do Oceano Atlântico; (b) maior conhecimento e usufruto sobre os serviços ecossistêmicos que o Oceano provê; (c) aumento da produção científica em todos os campos das Ciências do Mar e afins; (d) melhor capacidade de resposta e gestão de desastres no Oceano Atlântico para o Setor Público e a Sociedade; (e) maior destaque para a ciência nacional sobre o Oceano Atlântico; (f) retroalimentação das evidências científicas para melhoria de políticas públicas; (g) otimização da infraestrutura e gestão da pesquisa; (h) Sociedade ativamente participante na produção do conhecimento sobre o mar, por meio da ciência cidadã, e consciente da importância do oceano em todos os aspectos da vida no Planeta; (i) inserção do Brasil no desenvolvimento preconizado pelos princípios da Economia Azul.

O MCTI integra a Comissão Interministerial de Recursos do Mar (CIRM).

Na cooperação internacional, o MCTI integra o projeto All Atlantic Ocean Research Alliance e o BRICS Working Group on Ocean and Polar Science and Technology.

Nossos eventos estão disponíveis no canal do programa: https://www.youtube.com/channel/UCaiWZ4i1MwY2Oq6buLP1vIA

Nossas ações:

Projetos de Pesquisa financiados

Chamadas Públicas de Pesquisa lançadas

Projetos de Cooperação Internacional do MCTI em Oceano

Eventos

Brasil na Década da Ciência Oceânica das Nações Unidas 2021-2030

Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 14

 

Contato: cgoa@mcti.gov.br

  • Karen de Oliveira Silverwood-Cope
  • Andrea Cancela Da Cruz-Kaled
  • Iran Cardoso Junior
  • Roberto de Pinho
  • Rothier Flores de Siqueira Júnior

Coordenação-Geral de Oceano, Antártica e Geociências/
Departamento de Ciências da Natureza/
Secretaria de Pesquisa e Formação Científica

 

Parceiros: