Década da Ciência Oceânica

 

O Programa Ciência no Mar tem por intuito tratar do Brasil no contexto da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pelas Nações Unidas em 5 de dezembro de 2017. Tal década compreende o período entre os anos de 2021 a 2030 e busca construir uma estrutura de apoio às ações de gerenciamento sustentável dos Oceanos efetuadas por diversos países. No Brasil, o MCTI é o representante científico na Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e promove uma série de atividades para o alcance dos resultados da Década.


Brochura sobre a Década

 

“A Ciência que precisamos para o oceano que queremos: Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)” é o título dessa cartilha desenvolvida pela COI – Comissão Oceanográfica Intergovernamental e UNESCO, em português, com informações sobre a Década da ciência Oceânica para o desenvolvimento sustentável que você pode baixar aqui em PDF.

 


A Década do oceano surge da necessidade de se atuar em prol da saúde oceânica. Tal atuação, por meio de cooperação internacional, busca incentivar a pesquisa científica e as inovações tecnológicas voltadas para a limpeza, segurança e sustentabilidade dos Oceanos.

 

Mais informações sobre a Década temática proposta pelas Nações Unidas podem ser acessadas em: https://www.oceandecade.org/