Zona costeira e plataforma continental

A Zona Costeira é a região em que vive 40% da população mundial e se produz 80% da produção pesqueira marinha, bem como participam amplamente do ciclo do carbono. No entanto, em função da grande concentração populacional, é uma região que sofre amplamente com a intervenção humana, com as mudanças climáticas e químicas dos oceanos. Essa linha de pesquisa reúne projetos que discutem políticas públicas, a biogeoquímica dos oceanos, bem como ações relacionadas à pesquisa na zona costeira e plataforma continental brasileira.

No período de 26 a 30 de outubro de 2020 a Coordenação-Geral de Oceano, Antártica e Geociências (CGOA) apresentou uma série de seminários temáticos com objetivo de apresentar o estado da arte da ciência brasileira, indicar as principais pesquisas nacionais e os principais desafios para a ciência e políticas públicas para a sociedade.

No tema Zona Costeira e Plataforma Continental os convidados foram a Dra. Cecília Amaral – UNICAMP, o Dr. Marcus Polette – UNIVALI e o Comandante Rodrigo de Campos Carvalho – Marinha do Brasil. Confira o vídeo.

Veja os Projetos da Chamada Arquipelago e Projetos da Chamada Baias_do_Brasil que financiamos no tema de Zona costeira e plataforma continental.

Nuvem de Tags

A seguinte nuvem de tags foi gerada com base em termos pré-selecionados relacionados à temática de zona csoteira e plataforma continental. Cada termo possui um hyperlink que direciona à produção científica relacionada presente no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr).

oasisbr é um portal de busca multidisciplinar da pesquisa científica brasileira, possibilitando o acesso ao seu texto integral sem quaisquer custos. São artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos e demais produções científicas em acesso aberto. O oasisbr coleta a produção científica presente nas revistas científicas brasileiras, nos repositórios digitais da produção científica e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ainda, por meio do oasisbr é possível recuperar a produção científica de Portugal em razão da interoperabilidade entre os sistemas de informação

Word Cloud

184 256 288 256 272 240 320 400 352 416 384 512 544 736 304 752 704 736 784 816 896 992 1024 992 1072 1488