Tecnologia e infraestrutura para pesquisas oceanográficas

Linha Temática 5. Tecnologia e Infraestrutura para pesquisas oceanográficas

Objetivo

Estabelecer estrutura e meios, adequados às dimensões do País, para a coleta de dados in situ e por meio de satélites, com capacidade sempre que possível de transmissão em tempo real, com processamento e disponibilização em rede para toda a sociedade, e em apoio às pesquisas oceanográficas, bem como desenvolver, ampliar e incentivar novas tecnologias e plataformas de pesquisas que atendam às demandas das áreas temáticas do Brasil.

Contextualização

Observações consistentes e de qualidade subsidiam a pesquisa científica, atividades econômicas e decisões a serem tomadas pelo Governo e sociedade. Para responder às grandes perguntas científicas sobre as mudanças do clima e do funcionamento dos ecossistemas de forma adequada, são necessárias observações mais frequentes e espacialmente mais densas. O Brasil necessita ampliar e fortalecer as redes nacionais de monitoramento e observação contínua e em tempo real dos oceanos, de forma a dispor de informações que permitam ações de prevenção, mitigação e adaptação da Zona Costeira às mudanças climáticas.

Ademais, o acesso contínuo e irrestrito a informações sobre o oceano, as zonas costeiras e bacias hidrográficas depende do fortalecimento e implementação de novas infraestruturas e tecnologias, desde sensores acoplados a satélites até veículos não tripulados. A capacitação de núcleos dedicados ao desenvolvimento e à manutenção de sistemas de medição oceanográfica pode ser implementada num esforço planejado em escala nacional, com o apoio de um instituto nacional de pesquisas oceanográficas, em cooperação com universidades e empresas inovadoras de base tecnológica. Esforço semelhante deverá ser feito com a engenharia desta gama de dados gerados, permitindo melhor sistematização, tratamento e disponibilização desses dados, objetivando torná-los de fácil acesso para produção do conhecimento, sistemas de previsão e tomadas de decisão cientificamente embasadas.

Atualmente, o Programa Ciência no Mar atua no apoio aos Laboratórios Nacionais Embarcados e na gestão coordenada, competente e eficiente das embarcações de pesquisa oceanográfica tais como os Navios Hidroceanográficos Vital de Oliveira e Cruzeiro do Sul.

Nuvem de Tags

A seguinte nuvem de tags foi gerada com base em termos pré-selecionados relacionados à temática de tecnologia e infraestrutura para pesquisas oceanográficas. Cada termo possui um hyperlink que direciona à produção científica relacionada presente no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr).

O oasisbr é um portal de busca multidisciplinar da pesquisa científica brasileira, possibilitando o acesso ao seu texto integral sem quaisquer custos. São artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos e demais produções científicas em acesso aberto. O oasisbr coleta a produção científica presente nas revistas científicas brasileiras, nos repositórios digitais da produção científica e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ainda, por meio do oasisbr é possível recuperar a produção científica de Portugal em razão da interoperabilidade entre os sistemas de informação.

 

Word Cloud

400 352 416 480 576 544 384 944 960 1168 1024 1712 1728 2144 2048 2336 2176 2656