Mar profundo

Em função de sua profundidade, o assoalho oceânico é pouco conhecido, sendo necessária a criação e implementação de tecnologias para ser estudado. Sua topografia influencia a circulação marinha, bem como o ecossistema ali presente. Tal linha temática dedica-se a explorar o mar profundo, ampliando a presença científica brasileira no Atlântico Sul e Tropical, bem como o desenvolvimento de estudos que ofereçam informações essenciais sobre esse ambiente.

No período de 26 a 30 de outubro de 2020 a Coordenação-Geral de Oceano, Antártica e Geociências (CGOA) apresentou uma série de seminários temáticos com objetivo de apresentar o estado da arte da ciência brasileira, indicar as principais pesquisas nacionais e os principais desafios para a ciência e políticas públicas para a sociedade.

No tema Mar Profundo os convidados foram o Dr. José Angel Alvarez Perez – UNIVALI, o Dr. Paulo Sumida – USP e a Dra. Vivian Pellizari – USP. Confira o vídeo.

Nuvem de Tags

A seguinte nuvem de tags foi gerada com base em termos pré-selecionados relacionados à temática de mar profundo. Cada termo possui um hyperlink que direciona à produção científica relacionada presente no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr).

oasisbr é um portal de busca multidisciplinar da pesquisa científica brasileira, possibilitando o acesso ao seu texto integral sem quaisquer custos. São artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos e demais produções científicas em acesso aberto. O oasisbr coleta a produção científica presente nas revistas científicas brasileiras, nos repositórios digitais da produção científica e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ainda, por meio do oasisbr é possível recuperar a produção científica de Portugal em razão da interoperabilidade entre os sistemas de informação.

Word Cloud

360 592 832 992 1440 1472 592 1856 1360 2256 2272