Data: 27/06/2022
Confira a programação de eventos organizados pelo Brasil na Conferência do Oceano

Pesquisa, economia azul, desafios e oportunidades de planos nacionais estão entres os temas dos debates

Durante a Conferência do Oceano, realizada em Lisboa entre 27/6 e 01/7, o Brasil promoverá eventos paralelos (side events) que abordam temáticas contemporâneas envolvendo o mar. Confira a programação:

Na segunda-feira (27), representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) participarão do debate sobre “Comitês e Planos Nacionais para a Década do Oceano: Desafios e Oportunidades para os países lusófonos”. O evento será mediado pelo secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, e contará com a participação de integrantes do Comitê de Assessoramento da Década do Oceano no Brasil. O professor Alexandre Turra, da Universidade de São Paulo (USP); o professor Ronaldo Christofoletti, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); a bióloga e especialista em biodiversidade Janaina Bumbeer, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza; e Camila Valverde, do Pacto Global da ONU no Brasil.  Representantes do Comitê da década do Oceano de Cabo Verde, Leila Neves, e de Angola, Paulo Coelho, também participarão dos debates.

Na terça-feira (28), o Ministério do Meio Ambiente e a Marinha do Brasil promovem evento sobre “A Amazônia Azul: proteção e oportunidades verdes”.  Na quarta-feira (29), a Unifesp em conjunto com outras organizações, organiza o evento “Diálogos sobre cultura oceânica na UNOC”, e o Pacto Global da ONU no Brasil organiza evento que reunirá especialistas e empresas comprometidas com o ODS 14, que trata de vida na água. Na quinta-feira (30), a Fundação Grupo Boticário, a Unesco e a Unifesp, instituições que compõem o comitê de assessoramento da Década do Oceano no Brasil, lançarão uma pesquisa feita no Brasil que avaliou o engajamento do cidadão com o oceano.

Acompanhe a participação do MCTI na Conferência do Oceano pelo endereço ciencianomar.mctic.gov.br. Acesse o perfil e conheça melhor as ações da Década da Ciência Oceânica no Brasil.