
O objetivo principal do projeto MOVAR é estimar o transporte de calor e volume da Corrente do Brasil (CB) nas proximidades da cadeia submarina de Vitória-Trindade, por meio de uma seção com alta densidade de coleta de dados usando equipamentos XBTs. Este tipo de estudo é fundamental para refinar a compreensão do efeito dos oceanos no clima global. Para isso, um aumento significativo do entendimento da variabilidade da CB já foi e continua sendo obtido pelo monitoramento continuado executado pelo MOVAR, que propicia um acúmulo de informações oceanográficas analisadas e coletadas regularmente. A elaboração de uma série temporal de dados de temperatura da camada superficial do oceano possibilita o estudo das feições de mesoescala da região, além de melhorar a compreensão das variações na CB
O Projeto MOVAR é vinculado à parte brasileira do programa mundial de clima e observação dos oceanos GOOS-BR (Global Ocean Observing System no Brasil), e é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com apoio da Marinha do Brasil e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos Estados Unidos da América.
É o mais longo programa de monitoramento continuado da Corrente do Brasil (CB), com coletas na radial AX97 efetuadas com sucesso desde 2004.