
No ano em que iniciamos a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2021 – 2030), o Brasil inova sendo o primeiro país a lançar a Olímpiada Brasileira do Oceano(O2) e o projeto Escola Azul. I
A Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) é um projeto educacional para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano. A O2 é uma oportunidade de aprendizado colaborativo e de transformação positiva da educação brasileira, promovida pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), British Council, UNESCO, Fundação Grupo Boticário, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.
Esta Olimpíada inova envolvendo o ensino formal e não-formal de todo o país em todas idades. Podem participar escolas e espaços não-formais de ensino, crianças, jovens, adultos e idosos; todos e todas são bem-vindo(a)s! A O2 é um convite ao desenvolvimento e amplo compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável.
Para conhecer mais e acessar o edital: https://olimpiada.maredeciencia.com.br/
O Projeto Escola Azul trabalha de forma transversal o tema oceano dentro do currículo escolar, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo para engajar ativamente a comunidade escolar na cultura oceânica, e incentivando estudantes a terem uma maior consciência sobre o oceano em prol da sustentabilidade.
As inscrições para o primeiro ciclo da Escolas Azul Brasil estarão abertas entre 01 de julho e 30 de setembro de 2021! Saiba mais
Mais informações: Ronaldo Christofoletti (13 996060733), christofoletti@unifesp.br