Sobre o Portal

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), uma de suas Unidades de Pesquisa, está empreendendo esforços frente ao desafio ora posto para a sociedade brasileira com o surgimento de manchas em nosso litoral. A proposta consiste em disponibilizar um portal agregador de informações oficiais sobre o surgimento de óleo no litoral brasileiro e considera a premissa de que é necessário sistematizar as informações sobre o tema a fim de manter um histórico da atuação do Governo ao lidar com esta situação. A falta de informação e/ou o desencontro de informações existentes são fatores cruciais tanto em momentos de crise, quanto para a observância e prevenção de possíveis situações futuras.

O projeto prevê ações do Instituto em três etapas:

  • curto prazo: criação do portal agregador de conteúdos oficiais sobre o vazamento do óleo no litoral brasileiro;
  • médio prazo: apoio à compreensão da problemática por meio de análises informacionais (científicas e de rede); e
  • longo prazo: construção do Observatório da Ciência pela Vida.

O observatório é retratado na figura abaixo:

O observatório possui dois objetivos principais:
a) atuar como centro de memória das ações empreendidas pelo governo brasileiro diante das situações de crise e desastre ambientais; e
b) permitir a busca de conteúdo relevante sobre assuntos tratados pela ciência.

Este portal foi construído com tecnologias ainda em desenvolvimento, criadas para integrar a Ciência aos anseios da sociedade. Caso encontre alguma inconsistência no site, por favor, entre em contato com o IBICT por seu site oficial (www.ibict.br) ou pelo e-mail suporte[arroba]ibict.br.

Atenciosamente,

Equipe do Portal.