Sobre o Portal

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em 2019, por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), uma de suas Unidades de Pesquisa, empreendeu esforços para construção de um canal de comunicação responsável por apresentar informações produzidas no contexto do desafio ora posto para a sociedade brasileira com o surgimento de manchas em nosso litoral. A proposta inicial consistia em disponibilizar um portal agregador de informações e fontes oficiais sobre o surgimento de óleo no litoral brasileiro, considerando a premissa de que é necessário sistematizar as informações sobre o tema a fim de manter um histórico da atuação do Governo ao lidar com essa situação.

Em 2020, com o surgimento do Programa Ciência no Mar, o portal ampliou o escopo para atender a não apenas a temática do óleo no litoral brasileiro, mas também, os outros 5 eixos temáticos do Programa. Assim, a proposta deste portal é agregar informações oficiais sobre o Programa Ciência no Mar e seus respectivos desdobramentos, criando um espaço para acesso a textos, documentos técnicos, vídeos, fotos, notícias de fontes oficiais relacionadas aos temas do Programa bem como dar destaque aos projetos e grupos de pesquisa.

O portal possui três objetivos principais:

a) reunir informações produzidas no âmbito do Programa Ciência no Mar;
b) atuar como centro de memória das ações empreendidas pelo governo brasileiro diante das situações de crise e desastre ambientais; e
c) permitir a busca de conteúdo relevante sobre assuntos tratados pela ciência.

Este portal foi construído com tecnologias ainda em desenvolvimento, criadas para integrar a Ciência aos anseios da sociedade. Caso encontre alguma inconsistência no site, por favor, entre em contato com o IBICT por seu site oficial (www.ibict.br) ou pelo e-mail suporte@ibict.br.

Atenciosamente,

Equipe do Portal.