Gestão de riscos e desastres

Considerando os impactos sociais e ecológicos de desastres ambientais, como o derramamento de óleo no litoral brasileiro em 2019, tal linha temática dedica-se à pesquisa sobre os desastres marinhos, enfocando seu controle e remediação, a balneabilidade, impactos na saúde da população e nos ecossistemas e, também, a segurança alimentar. Também discute a prevenção desses acidentes e monitoramento de regiões atingidas.

Conheça nossas iniciativas neste tema. Ao total são 18 projetos de pesquisa em andamento e diversos eventos:

  • Contratamos 11 projetos de pesquisa por meio da Chamada de Projetos nº 6/2020 sobre óleo no mar. Os projetos foram contratados em parceria com a Marinha do Brasil e até 2023 apresentam resultados nos temas de biotecnologia, modelagem e previsão, e ecossistemas. Estes projetos complementam os 7 projetos contratados em 2019 no tema de avaliação e monitoramento do óleo no mar. Conheça os 11 projetos contratados.
  • No período de 26 a 30 de outubro de 2020 a Coordenação-Geral de Oceano, Antártica e Geociências (CGOA) apresentou uma série de seminários temáticos com objetivo de apresentar o estado da arte da ciência brasileira, indicar as principais pesquisas nacionais e os principais desafios para a ciência e políticas públicas para a sociedade. No tema Gestão de Riscos e Desastres os convidados foram a Dra. Beatrice Ferreira – UFPE, Dr. Paulo Nobre – INPE e Dr. Ruy Kikuchi – UFBA. Confira o vídeo.

 

  • Em março de 2020 realizamos o evento “Marco 0” para o monitoramento das pesquisas sobre o óleo no mar. Veja a documentação do evento.