Gestão de riscos e desastres

Considerando os impactos sociais e ecológicos de desastres ambientais, como o derramamento de óleo no litoral brasileiro em 2019, tal linha temática dedica-se à pesquisa sobre os desastres marinhos, enfocando seu controle e remediação, a balneabilidade, impactos na saúde da população e nos ecossistemas e, também, a segurança alimentar. Também discute a prevenção desses acidentes […]

Considerando os impactos sociais e ecológicos de desastres ambientais, como o derramamento de óleo no litoral brasileiro em 2019, tal linha temática dedica-se à pesquisa sobre os desastres marinhos, enfocando seu controle e remediação, a balneabilidade, impactos na saúde da população e nos ecossistemas e, também, a segurança alimentar. Também discute a prevenção desses acidentes e monitoramento de regiões atingidas.

Veja aqui os Projetos de Pesquisa apoiados pelo MCTI em razão do derramamento de óleo no nordeste em a partir de 2019:

  • O sítio PELD-Tamandaré se localiza na região sul de Pernambuco e se estende da costa até o talude continental. O ambiente é reconhecido como hotspot de biodiversidade, com uma rica área estuarina e costeira, formada por um mosaico de habitats que incluem manguezais, pradarias de fanerógamas e recifes costeiros. Esses ecossistemas se distribuem em um contínuo sobre a plataforma continental, recortada por canais submersos onde recifes profundos formam habitats responsáveis por suportar recursos que sustentam a intensa atividade de pesca.
  • O projeto de Pesquisa Ecológica de Longa Duração, PELD Costa dos Corais (PELD-CCAL), executado por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em parceria com órgãos ambientais e instituições governamentais e não-governamentais, vem atuando desde 2017 no desenvolvimento de monitoramento e pesquisas de linha de base (baseline) na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC). As informações geradas até o momento são essenciais para a investigação dos impactos socioambientais por meio de comparação com cenários anteriores a chegada do óleo, bem como pelo conhecimento apurado da dinâmica dos ecossistemas estuarinos – costeiros que representam o principal patrimônio socioambiental para o sustento da economia local e regional.Apresentação do projeto PELD CCAL 6fev2020 (1)
  • Proposta emergencial do INCTAA para o Programa Ciência do Mar Informações Complementares INCT-AA
  • INCT-Geofísica do Petróleo Informações Complementares INCT-GP
  • GT óleo – INCT AmbTropic, INCT PRO-OCEANO, INCT MAR-COI Informações complementares INCTs em Ciência do Mar
  • INCT de Energia e Ambiente Formulario_Informacoes_Complementares INCT EA

Veja mais sobre os INCT aqui: INCTs_Ação_Emergencial_Informações Gerais e Informações INCT Ação Emergencial_04-02-2020

Nuvens de Tags

As seguintes nuvens de tags foram geradas, respectivamente, com base em termos pré-selecionados relacionados à temática do derramamento de óleo no litoral brasileiro (Nuvem 1), e com base nos tópicos relacionados ao tema com maior frequência de compartilhamento no Twitter (Nuvem 2). Cada termo possui um hyperlink que direciona à produção científica relacionada presente no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr).

O oasisbr é um portal de busca multidisciplinar da pesquisa científica brasileira, possibilitando o acesso ao seu texto integral sem quaisquer custos. São artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos e demais produções científicas em acesso aberto. O oasisbr coleta a produção científica presente nas revistas científicas brasileiras, nos repositórios digitais da produção científica e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ainda, por meio do oasisbr é possível recuperar a produção científica de Portugal em razão da interoperabilidade entre os sistemas de informação.

 

Nuvem 1: nuvem de tags gerada com base em termos pré-selecionados relacionados à temática do derramamento de óleo no litoral brasileiro.

Word Cloud

236 268 272 300 312 308 308 328 348 56 388 380 400 408 392 372 404 460 468 476 304

 

 

Nuvem 2: nuvem de tags gerada com base nos tópicos relacionados ao tema com maior frequência de compartilhamento no Twitter.

Word Cloud2

 

Nuvem 3: nuvem de tags, em inglês, gerada com base em termos pré-selecionados relacionados à temática do derramamento de óleo no litoral brasileiro.

 

Word Cloud