Considerando os impactos sociais e ecológicos de desastres ambientais, como o derramamento de óleo no litoral brasileiro em 2019, tal linha temática dedica-se à pesquisa sobre os desastres marinhos, enfocando seu controle e remediação, a balneabilidade, impactos na saúde da população e nos ecossistemas e, também, a segurança alimentar. Também discute a prevenção desses acidentes e monitoramento de regiões atingidas.
Conheça nossas iniciativas neste tema:
No período de 26 a 30 de outubro de 2020 a Coordenação-Geral de Oceano, Antártica e Geociências (CGOA) apresentou uma série de seminários temáticos com objetivo de apresentar o estado da arte da ciência brasileira, indicar as principais pesquisas nacionais e os principais desafios para a ciência e políticas públicas para a sociedade.
No tema Gestão de Riscos e Desastres os convidados foram a Dra. Beatrice Ferreira – UFPE, Dr. Paulo Nobre – INPE e Dr. Ruy Kikuchi – UFBA. Confira o vídeo.
Em março de 2020 realizamos o evento “Marco 0” para o monitoramento das pesquisas sobre o óleo no mar. Veja a documentação do evento.
Apoiamos Projetos de Pesquisa em razão do derramamento de óleo no nordeste ocorrido em 2019. Estão em andamento as seguintes pesquisas:
- O sítio PELD-Tamandaré se localiza na região sul de Pernambuco e se estende da costa até o talude continental. O ambiente é reconhecido como hotspot de biodiversidade, com uma rica área estuarina e costeira, formada por um mosaico de habitats que incluem manguezais, pradarias de fanerógamas e recifes costeiros. Esses ecossistemas se distribuem em um contínuo sobre a plataforma continental, recortada por canais submersos onde recifes profundos formam habitats responsáveis por suportar recursos que sustentam a intensa atividade de pesca.
- O projeto de Pesquisa Ecológica de Longa Duração, PELD Costa dos Corais (PELD-CCAL), executado por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em parceria com órgãos ambientais e instituições governamentais e não-governamentais, vem atuando desde 2017 no desenvolvimento de monitoramento e pesquisas de linha de base (baseline) na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC). As informações geradas até o momento são essenciais para a investigação dos impactos socioambientais por meio de comparação com cenários anteriores a chegada do óleo, bem como pelo conhecimento apurado da dinâmica dos ecossistemas estuarinos – costeiros que representam o principal patrimônio socioambiental para o sustento da economia local e regional. Apresentação do projeto PELD CCAL 6fev2020 (1)
- Proposta emergencial do INCTAA para o Programa Ciência do Mar: Informações Complementares INCT-AA
- INCT-Geofísica do Petróleo: Informações Complementares INCT-GP
- GT óleo – INCT AmbTropic, INCT PRO-OCEANO, INCT MAR-COI: Informações complementares INCTs em Ciência do Mar
- INCT de Energia e Ambiente:_Informacoes_Complementares INCT EA
Veja mais sobre os projetos de pesquisa sobre o óleo contratado com os INCT de forma consolidada: INCTs_Ação_Emergencial_Informações Gerais e Informações INCT Ação Emergencial_04-02-2020
Nuvens de Tags
As seguintes nuvens de tags foram geradas, respectivamente, com base em termos pré-selecionados relacionados à temática do derramamento de óleo no litoral brasileiro (Nuvem 1), e com base nos tópicos relacionados ao tema com maior frequência de compartilhamento no Twitter (Nuvem 2). Cada termo possui um hyperlink que direciona à produção científica relacionada presente no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr).
O oasisbr é um portal de busca multidisciplinar da pesquisa científica brasileira, possibilitando o acesso ao seu texto integral sem quaisquer custos. São artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos e demais produções científicas em acesso aberto. O oasisbr coleta a produção científica presente nas revistas científicas brasileiras, nos repositórios digitais da produção científica e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ainda, por meio do oasisbr é possível recuperar a produção científica de Portugal em razão da interoperabilidade entre os sistemas de informação.
Nuvem 1: nuvem de tags gerada com base em termos pré-selecionados relacionados à temática do derramamento de óleo no litoral brasileiro.
Nuvem 2: nuvem de tags gerada com base nos tópicos relacionados ao tema com maior frequência de compartilhamento no Twitter.
Nuvem 3: nuvem de tags, em inglês, gerada com base em termos pré-selecionados relacionados à temática do derramamento de óleo no litoral brasileiro.