Circulação oceânica, interação oceano-atmosfera e variabilidade climática

O clima global depende do oceano, que reúne a maior quantidade de energia calorífica armazenada. Entender melhor esse contexto depende de um monitoramento sistemático dos mares, bem como o desenvolvimento de estruturas que permitam a simulação de modelos do clima terrestre. Nesse sentido, essa linha temática envolve projetos de pesquisa que discutam a circulação no oceano, seu impacto na atmosfera terrestre e no clima.

Essa linha temática dedica-se a reunir projetos que enfoquem a pesquisa dedicada à observação do Oceano. Nesse contexto, o MCTI apoia o Sistema Nacional de Observação do Oceano – GOOS Brasil

Projeto SIMCosta

PIRATA

 

No período de 26 a 30 de outubro de 2020 a Coordenação-Geral de Oceano, Antártica e Geociências (CGOA) apresentou uma série de seminários temáticos com objetivo de apresentar o estado da arte da ciência brasileira, indicar as principais pesquisas nacionais e os principais desafios para a ciência e políticas públicas para a sociedade.

No tema Circulação Oceânica, Interação Oceano-Atmosfera e Variabilidade Climática os convidados foram a Dra. Ilana Wainer – USP, Dr. Luciano Pezzi – INPE e Dr. Moacyr Araujo – UFPE. Confira o vídeo.

 

Lançamos o Relatório Especial do IPCC “O Oceano e a Criosfera em um Clima em Mudança”, Sumário para tomadores de decisão, em Português.

Veja o Webinário realizado com a Rede Clima para discussão do documento.

Nuvem de Tags

A seguinte nuvem de tags foi gerada com base em termos pré-selecionados relacionados à temática da biodiversidade marinha. Cada termo possui um hyperlink que direciona à produção científica relacionada presente no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr).

oasisbr é um portal de busca multidisciplinar da pesquisa científica brasileira, possibilitando o acesso ao seu texto integral sem quaisquer custos. São artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos e demais produções científicas em acesso aberto. O oasisbr coleta a produção científica presente nas revistas científicas brasileiras, nos repositórios digitais da produção científica e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ainda, por meio do oasisbr é possível recuperar a produção científica de Portugal em razão da interoperabilidade entre os sistemas de informação.

Word Cloud

544 800 704 384 832 848 1184 1264 1328 1360 1696 1984 2144 2128 2240